O Krampus é uma entidade muito popular em países que ficam ao redor dos Alpes Europeus, como Suiça, França, Alemanha, Itália, Áustria, Eslovênia e Liechtenstein. Se diz que essa entidade medonha é exatamente o oposto do Papai Noel, ele procura durante o Natal ás crianças más. Ele acompanha o Papai Noel e enquanto esse visita as crianças de bom comportamento, o Krampus pune às más. Sua aparência é medonha, sendo muito semelhante á de Demônios: Metade Homem, metade bode, com chifres, cauda longa e uma língua enorme e comprida. É sem dúvida uma visão aterrorizante e traumatizante para qualquer um que tiver o azar de receber sua visita.
Se diz que todos os
anos, durante o natal, o Krampus entra maliciosamente nas casas procurando
crianças más, que mentem ou se comportaram mal durante o ano. Então quando
encontra uma dessas, a pune com correntes enferrujadas e as leva embora, colocando-as
dentro de uma cesta para que depois sejam jogadas na fogueira./ Realmente é um
destino macabro que espera essas crianças e não a toa esse ser é temido por boa
parte da Europa.
Não se sabe a origem desse ser, mas se sabe que ele não surgiu junto com o Cristianismo na Europa. Suas histórias e relatos são anteriores, vindo de antes da cristianização, provavelmente esse ser já era temido na época em que as áreas ao redor dos Alpes eram dominadas por várias tribos barbaras diferentes.
A palavra Krampus vem do Alemão e significa “garra” devido às garras poderosas e assustadoramente afiadas que esse ser possui. Mas, até por ser conhecido em muitos outros países, ele possui vários nomes diferentes, como Klabauf, Pelzebock ou pelznickel. E além disso, possui algumas diferenças com relação a sua aparência. Algumas versões da história dizem que ele não teria a aparência demoníaca tradicional, ao invés disso, seria um cavalheiro elegante vestido de preto ou mesmo uma criatura toda cabeluda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário