sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Lenda da Vitória Régia

 

No norte do Brasil, onde as águas dos rios amazônicos banham a todas as terras ao redor, uma lenda muito triste e importante é contada há muito tempo atrás. É a lenda da Vitória Régia.

Por Eduardo Duval, Frata Soares e André Leão


Essa Lenda, muito bonita e muito triste, conta sobre uma aldeia onde morava uma jovem guerreira chamada Nasá. Dizem as lendas que Nasá era extremamente bela. E um dia ela se apaixonou pela lua que ficava no céu noturno. O Deus lua, para os indígenas amazônicos, era chamado de Jaci. E Jaci namorava várias índias, todas ele acabava levando para o céu junto com ele e transformando em estrelas. Bem, Nasá, completamente apaixonada pela lua, sonhava em ir para o céu com ela. Todas as noites, dizem as lendas, enquanto todos dormiam tranquilamente, ela sofria ansiosamente e subia as colinas, esperando que a lua a notasse e na esperança de que fosse transformada em uma estrela e levada para o céu. Mas infelizmente, apesar de todo o esforço, a lua não parecia notar a paixão de Nasá e essa paixão aos poucos ia se transformando em uma obsessão. Nasá agora não queria mais comer e nem beber nada, queria somente ficar ali, admirando a lua. Todas as noites ela saia desesperada, em tristeza chorando pela floresta e pedindo que o Deus Lua a amasse. Mas um dia ela foi surpreendida por algo. Enquanto andava pela floresta ela viu o deus lua e ele estava ali, logo a frente dela, nas águas de um lago. Ela teve certeza que era ele que estava se banhando ali. Extremamente emocionada, ela saltou nas águas do lago na direção onde o seu amor estava. Mas ao se chocar com as águas do lago, foi despertada de sua ilusão e percebeu que não era o Deus Lua que se banhava ali, era somente um reflexo da lua nas águas do lago. Mas era tarde demais e depois de entrar nas águas ela nunca mais retornou. Então o Deus lua, comovido pelo amor de Nasá, finalmente notou-a e a recompensou, não a transformando em uma estrela como todas as outras que já existiam no céu. E sim em uma linda Vitória Régia, a “estrela das águas”. As flores dessa linda planta são brancas durante a noite e tornam-se rosadas com o nascer do dia. E assim como a lua, as folhas da Vitória Régia só se abrem a noite.


Vídeo sobre a vitória Régia: https://youtu.be/BlmsS0d-suA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Ainda existem dinossauros vivos no mundo? Histórias de animais que continuam sendo vistos pelo planeta

Os dinossauros são uma das criaturas mais fascinantes da história da Terra. Acredita-se que essas imponentes criaturas tenham dominado o pla...

Pesquisar este blog

Translate